quinta-feira, março 15, 2007

"Ilha Mágica" - continuação

2º passeio - Ribeiro Frio – Portela
Extensão: cerca de 10 Km
Tempo: 4 horas a um ritmo lento
Grau de Dificuldade: Principiantes
Observações: É um percurso muito acessível feito quase sempre na esplanada da levada da Serra do Faial, que está protegida por sebes naturais e varandas. A descida para a Portela também é acessível, uma vez que o piso está em bom estado e a descida é pouco acentuada.

O Parque Florestal do Ribeiro Frio, situado num vale paradisíaco de onde brotam uma infinidade de raras plantas, é também ponto de partida para alguns passeios a pé, sendo o mais conhecido o percurso que leva até aos Balcões. O Miradouro dos Balcões encontra-se bem assinalado, e em cerca de 30 minutos deparar-se-á com um esplêndido cenário, repleto das mais variadas espécies endémicas da Floresta Laurissilva. Ao longo da levada poderá observar delicadas flores que brotam de pequenas plantas de imenso significado, constituem elementos raros da natureza. Com alguma sorte é possível que descubra o melro preto, o bisbis, o tentilhão, a lavadeira e o raríssimo pombo trocaz. Em dias límpidos, a partir do miradouro, poderá observar a cordilheira central da ilha, os belos vales da Fajã da Nogueira e da Ribeira da Metade.

Pois aqui está a indicação para o miradouro dos Balcões, este que tem uma vista completamente brutal.


Como podem reparar ali do lado esquerdo da foto, está um sinal que proíbe a passagem de pessoas, pois devido ao mau tempo, houve um desabamento de terra, o que tornou esse caminho muito perigoso.



Aqui está a vista dos Balcões!

























Ali atrás a floresta Laurisilva.




























1 comentário:

Unknown disse...

Épa estou baralhada! eram tantos sitios lindos? chegaste a levar-me para ai nao? lol!