sábado, novembro 18, 2006

Samba da Bahia 3ª parte


Ahhhh pois é....Pelourinho, isto está tudo relacionado, como disse no post anterior, agora comecei a entender as letras e varios artistas Brasileiros, neste caso Ivete Sangalo, aquela música "vem meu amor" pois é a letra é "vem meu amor me tira da solidão, vem para o Olodum, vem dançar no Pelô....", Olodum é um grupo de percursão, bem conhecido que até já actuou com Michael Jackson, e está sempre a tocar com várias bandas etc, e claro, Pelô, que é diminuitivo de Pelourinho, é o centro histórico de Salvador, tem umas ruas tipicamente Portuguesas, tal como toda a sua arquitectura, mas com aquele gostinho Brasileiro, alguns bares, música ao vivo, muito forró, e Axé.

Aqui vão umas fotos do Pelourinho (Pelô)

domingo, outubro 29, 2006

Samba da Bahia... 2ª parte

Aqui estamos na segunda parte desta excelente experiência em Salvador, já dei a parte negativa, toda a pobreza e miséria, e isto não mostra nada do que realmente se passa lá. A cultura Brasileira, não posso generalizar, Brasil é gigante, mas especificamente em Salvador, bem verdade é que quando nos perguntam o nome, estão sempre á espera que respondamos "Maria, Manel, Zé" é o verdadeiro gozo pra eles, e muitos têm a ideia que o homem é o Manel com bigode e barriga e a mulher é Maria (também com bigode) que têm uma padaria, e uma grande desilusão quando dizemos que realmente as coisas não são assim.
Uma barreira que nunca pensei encontrar ... a LINGUA. P
ois é, para eles o Português de Portugal é igual a Alemão, Francês, Israelita, entre muitos outros, e acreditem perguntaram-me se eu era de todas estas e muitas mais nacionalidades, e quando eu respondia "Não, eu sou Portuguesa de Portugal" a melhor reacção que recebi foi "fala sério??? é assim ki si fala o Portugueis??" lindo, por isso tive obrigatóriamente que falar o belo abrasileirado, e bem devagar, mesmo muiiitooo lento, tudo na Bahia é lento, sempre muuuiiittaa calma, senão a reacção seria "oxenti, não tou entendendo".
Falar um pouco mais do Carnaval, Sim, o belo e fantástico carnaval da Bahia, o melhor carnaval do mundo, qual Rio de Janeiro qual quê...Salvador é o melhor, pelo menos é o que muitos Paulistas, Cariocas, Bahianos, Gaúchos, sei lá milhões de pessoas, e claro os 6 PORTUGAS lá no meio do povão todo!!!! fomos um dia para o que dizem dos melhores Camarotes de lá "CAMAROTE DO NANA" o famoso camarote dos grandiosos Chiclete com Banana, que são os idolos de qualquer brasileiro, qualquer brasuca que se preze é "chicleteiro" tou a falar mesmo a sério.
O camarote foi uma verdadeira fortuna, pra irmos para lá tivemos que comprar o famoso Abadá, que é o bilhete para entrar no camarote (sim só no camarote, pois o carnaval de salvador é para todos, não há entrada paga para ninguem, so mesmo para camarotes), e uma blusa, que está nas fotos do primeiro post. o mais giro é que podemos personalizar o abadá, ou seja, podemos fazer mudanças na blusa do jeito que quisermos, nao podemos é tirar os patrocinios, e o camarote, entao vê-se imensa gente com o abadá á sua maneira de formas completamente diferentes!
Agora o camarote, simplesmente lindo, valeu cada centavo o Camarote se localiza no "point" do Carnaval de Salvador, no corredor final do circuito Barra/Ondina, onde a folia atinge seu ponto de maior efervescência.
São dois andares com uma ampla visão para o de
sfile, além do seu exclusivo acesso à praia. • Shows ao vivo• Restaurantes• Bares• Ambiente decorado.
Aqui está o belo camarote, é mesmo enorme, esta é a parte que está virada para o desfile, e depois tem do outro lado a parte virada para a praia, onde tem música ao vivo etc.
Pois o camarote foi sol de pouca dura, pois só durou uma noite, e unica noite em que nos sentimos hi-profile hahahaa, até encontrei um actor brasileiro, não sei o nome dele, mas é um que costuma fazer comédias, que tem um sinal grande na cara, esbarrei-me contra ele, e fiquei feita parva a olhar e a pensar "mas eu conheço esta cara de algum lado.....hhmmm será do Algarve???" depois é que tomei consciência lol. a partir dessa noite foi carnaval com o povão, mesmo lá no meio do povo brasileiro inteiro, ou seja, na famosa pipoca. A quem não está muito a par de como se passa o carnaval em salvador aquilo é assim: temos a avenida, na avenida, aos lados, temos os camarotes, foi está aí a foto, depois temos os trios electricos, onde passam os grupos e cantores, tal como chiclete com banana, Ivete Sangalo, Olodum, Daniela Mercury, Timbalada, entre muitos outros, com o trio, vem também o bloco, que é o pessoal que compra o abadá, pra ir á volta do trio, e estão cercados por umas cordas, e só vai lá dentro quem tem abadá, e acreditem que só tá la mesmo quem tem abadá, vi uns coitados a serem espancados por tentarem dar de penetra. depois fora das cordas está o povão inteiro, que é a pipoca. De uma maneira geral é mais ou menos isto:
é isto mesmo, este número incrivel de pessoas, eu já tive uma pequena ideia de qual era o número mas esqueci-me, mas pronto, dá pra ter uma pequena ideia de como é o carnaval! é realmente a loucura. no carnaval ha também o famoso beijo na boca (bela cultura brasileira) onde o objectivo do carnaval é beijar o maior numero de pessoas. tive sorte de não ter apa
nhado nada disso, mas vi muita menina a ser agarrada á força e força mesmo, pra beijar na boca! bbbhhhhgggg ! lindo é que ha muita menina contente da vida ao dizer que beijou uns 30 ou 40, e o mesmo com os homens! ma pronto curti o carnaval á minha maneira sem ter beijado na boca. é preciso ter mesmo uito cuidado com o carnaval, nada de carteiras, malas ou o quer que seja! só calção t-shirt e sapatilhas, sim sapatilhas, não aconselho chinelos, pois há o risco de voltarem descalços para casa, é muita gente, muita dança, muito tudo! é lindooooo! mas é preciso saber para onde ir, e onde estar.
Com o carnaval aprendi muita coisa, a própria cultura do brasileiro, e claro comecei a compreender as músicas, e começaram a fazer sentido haha, uma música é de chiclete com banana em que cantam "chiclete sem nana", pois é chiclete sem o belo camarote. :) e várias música que a ivete sangalo e timbalada cantaram "regionágua" acho que nunca me vou esquecer dessa música, pois fala do local onde viviamos "Ondina" , e vários sitios por onde andamos.
Depois do carnaval que muito sinceramente cansou. a sério 7 dias é muito tempo, são 7 dias de festa, 7 dias a dançar, 7 dias a comer mal, 7 dias a não dormir, 7 dias a cantar, bem são 7 dias de loucura.
para não falar que foram 7 dias (de carnaval, mais outro 7 depois do carnaval) a viver num T1 eu e mais 5 pessoas, com 2 camas individuais, uma cozinha onde cabiam 2 pessoas no max, uma casa de banho nojenta, e colchões onde dormiamos em que se sentia todas as falhas do chão!!! é bom poder rir disto agora, pois na altura foi complicado, o pessoal odiava-se todo ahaha, parecia o Big Brother, haaha, belos tempos, são recordações que ficam, e que agora ADORO cada um daqueles que não suportei naquela altura ahaha. aqui está a nossa sala de jantar lol, com todo o equipamento necessário para viver bem, pois é não há mesas mas há cadeiras. mas comparando como a maioria dos brasileiros vivem, isto é até um luxo.
mas pronto, continuando com a cultura brasileira, o carnaval é realmente muito importante para eles, mas Bahiano tem carnaval em qualquer altura, mal acabou o carnaval, ouvimos logo falar em micareta, que é um carnaval fora de época, depois da micareta veio o são joão que ao que parece é também um festão, etc. festa o ano inteiro, mal acaba uma, ja tão a pensar na proxima, e claro ha sempre o forró, em qualquer lado em qualquer altura.
Para qualquer pessoa que esteja ligada á capoeira, vai agora ter uma inveja descomunal...ha pois é PELOURINHO, ai o pelourinho, nem sei por onde começar, posso dizer que de Ondina apanha-se o onibus que diz "praça da sé" aiii que saudades, pois apanhava esse onibus todas as terças feiras de manhã pra ir pra uma das escolas...saudades das lembranças, pois na altura eu odiava ir a essa aula. o pelourinho tem uma mistica inimaginavel, capoeira, vida, cultura, povo. sei lá, é muita coisa. bem as fotos do pelourinho ficam para uma terceira parte

sexta-feira, setembro 29, 2006

Samba da Bahia... 1ª parte


Pois é....Bahia... bela Bahia. Mas....há sempre um mas...este blog é recente, e a ida á Bahia foi longa, deveria ter escrito ao longo dos dias. então este post vai ficar um pouco pobre...pois 4 meses num post é muito e torna-se chato. aqui ficam as fotos! mas pronto, vai uma introdução...ida pra Bahia, tudo começou quando a Adriana diz "Cris, ainda há uma vaga pro Brasil, queres ir?" e obviamente nao ia dizer que não, e pronto aí começou a aventura de 6 jovens Portugueses que fizeram Intercâmbio, na Universidade Federal da Bahia, em Salvador.
e aqui estamos nós no avião em Lisboa, deviam ser cerca das 10:00 da manhã, estavamos todos rotos, ninguém tinha dormido essa noite.

bem isto no hotel a tentar fazer pose a beber água de côco mas não deu...eu e fotos è igual a caretas e nada de fotos com pose epronto deu nisto.


aqui a vista do hotel e claro logo ao lado a vista de casa. ou seja a vista da realidade da Bahia, ou pelo menos de Salvador.

Pois é uma realidade
triste, mas que temos que enfrentar todos os dias, aqui está a verdadeira vida e dia a dia de cada Brasileiro.

E aqui estão os nossos visinhos, uns míudos muito queridos, cada vez que viam a máquina fotográfica na janela, juntavam-se e pediam pra tirarmos fotos!Grandes capoeiristas que estes míudos são, não só na prática mas também na Mandinga.

Avenida de Ondina, isso ao lado é um dos muitos camarotes do carnaval, é aqui que se passa a loucura toda, milhões de pessoas a dançar a saltar, sei lá, não há noção das centenas de pessoas que ali estão durante 7 dias, ver Ivete Sangalo a passar mesmo ali, com Daniela Mercury, Chiclete com Banana, Timbalada, Olodum, entre muitos outros.
E aqui está a galera pronta pro Carnaval,
com o abadá, pro camarote do nana, bela noite, carnaval de Salvador 2006 foi BELEZA, aconselho a qualquer um.


E como fomos pro Brasil estudar, tinhamos que fazer alguma coisa nao é....e pronto aqui está o belo pavilhão onde os miudos tinham aulas, nesta foto não dá pra reparar mas em cima, supostamente haveriam umas placas e aluminio, mas como esta escola fica no meio de uma favela, o pessoal que mora aqui á volta rouba as placas para colocarem em suas "casas" ou então para vender, por isso imaginem o estado das casas dessas pessoas, e como vivem.
e o resultado disso, é que somos nós que depois temos que limpar toda a água que está ali espalhada,
pra que os miudos não caiam se magoem.
E esta é a bela vista da escola, estamos no centro de tudo. tudo á volta são morros e favelas.
Eu e Brunão na aula de ginástica especial.
Em baixo, ainda na aula de ginástica especial, tentar jogar basket de cadeira de rodas...não é nada fácil.







Aqui estão algumas aventuras no Brasil. isto tem de ser por partes, pois são muitas fotos, e muitos comentários. aqiu está a primeira...a segunda vem já a caminho.
mas aqui fica também uma foto dos Brunos! Brunão e Bruninho , não vale a pena dizer quem é quem nao é???





sábado, setembro 16, 2006

Um sonho pra conquistar...


Um sonho desde pequena...vá desde os meus 12 anos, uma imensa vontade de conhecer a grande New York, a Big Apple, "if you can make there, you'll make it everywhere." um sonho sempre constante, a acreditar e a dizer "é pro ano que vou." obviamente sem razões politicas, não que tivesse grande interesse pelos Estados Unidos, apenas aquela cidade que nunca dorme! lá chegou o 11 de Setembro e aí pensei "uuii agora é que nao devo ir tão cedo..." verdade é que a Março de 2004 estava lá...a entrar no aeroporto de Newark, com um ar maravilhado, e ver neve por todo o lado. Mas antes disso, e eu com a minha cara de terrorista, fui chamada pro lado no aeroporto de lisboa, e vasculharam-me a mochila, depois em pé de braços e pernas afastadas em frente de toda a gente uma segurança a revistar-me, melhor ainda é quando me dizem "por favor tire os seus sapatos." a minha vergonha, ver toda a gente a olhar pra mim, como se eu fosse alguma terrorista. Mas pronto quando vi outras pessoas a serem chamadas, não me senti tão mal, pensei "aahh ok, é normal então, é uma questão de sorte, neste caso azar."
Fui no meu 12º ano, uma visita organizada pela prof de Inglês (ainda dizem que os profs são uma seca...) eramos alguns alunos, mas tava ali meio sósinha, era a unica da minha turma, a mais velha etc.. os interesses eram diferentes, estava mais interessada em ver o Empire State Building do que ir ás compras!
Chegamos tarde, so deu tempo pra dar uma volta por um quarteirão e regressar ao hotel!a vida de turista começava no dia seguinte!

Muito sinceramente no me lembro o que visitamos primeiro, os meu olhos "comiam" tudo ao mesmo tempo, e belas dores de pescoço que isso me valeu, os prédios são mesmo altos...
de acordo com a minha memória:
passeio pelo central park , cheio de neve...

depois um saltinho no museu de historia natural!
parece que nao mas foi um dia bem cansativo! á noite como nao podia deixar de ser ida a.... times square....!
a loucura!tal como na tv!Nao vi foi as celebridades mas pronto!
Tentei aproveitar tudo aquilo ao máximo! a loja de cd's Virgin Mega Store foi a loucura total, é mesmo MEGA. depois um belo restaurante...quem já viu o filme " forrest Gump"? pois é um restaurante inspirado totalmente nesse filme o "Buba Gump" onde se come principalmente camarão, e algo caracteristico, caso não precisem de nada, colocam a placa que está na mesa "run forrest run", caso precisem do empregado é só virar essa placa que diz "stop forrest stop." foi mesmo giro.

num outro dia após ter jantado no Mc Donalds (tinha que pou
par dinheiro) nao podiamos deixar de ir ao grandioso Hard Rock Café, o verdadeiro e original. obviamente comprei a tal t-shirt!nao deu foi pra entrar lá dentro pois tava mesmo cheio, solução... Planet Hollywood. Que chatice não é????
Restantes dias....

Passeios pela cidade... ver obviamente o empire state building, que pra grande tristeza minha não deu pra subir , e ainda tenho isso isso aqui engasgado...no dia que era pra ir estava muito nublado entao nao deu pra ir.... mas pronto fica aqui a vista de baixo.

Já percebem agora as dores de pescoço?? pois é, não é facil, claro outro icon da cidade o Chrysler Building, pra quem nao sabe, o arranha céus do king kong (á direita). Também demos uma passagem pelo museu "madame Tussauds" mais conhecido por museu da cera, aquele que tem aquelas pessoas famosas todas em cera. Depois mais uns passeios e claro pegamos no metro, ou melhor fomos atrás da prof, pois eu sósinha não me metia ali...nada como as poucas linhas coloridas do metro de Lisboa. Depois do metro, barquinho e.......Liberty Island, como o nome indica fomos ver a estátua da Liberdade. Eis uma outra grande desilusão...é minuscula... vá não é assim tão pequena, mas... para aquilo que uma pessoa imagina (pelo menos eu) pensei que fosse algo enorme.. sei lá algo muito maior!
Aqui está, aqui de longe ainda pode parecer grande, mas na primeira foto vê-se logo o seu tamanho, sim sou eu ali com um gorro na cabeça (acho que nunca passei tanto frio), vejam lá o meu tamanho (e tenho uma altura "normal") e o tamanho da estátua...façam as contas! Não é assim tão grande não é?? demos ali umas voltinhas, ou melhor demos a volta á estatua e entramos numa loja pra comprar as tradicionais lembranças para a familia. dali mais um passeio de barco até Ellis Island, apanhei mesmo muuiiiiiitttoooo frio, devia ter umas 5 camadas de labelo nos labios. Chegamos a Ellis Island (ilha onde chegavam todos os emigrantes, e aí era decidido se entravam no país ou não) nada de especial um genero de museu onde estao fotos dos emigrantes que chegaram, uma um livro com os nomes de cada um!o mais interessante foi um belo elevador que havia, que fazia uns barulhos bem estranhos cada vez que andava, que dava panico de entrar, so de pensar que aquilo poderia cair a qualquer momento, Mas depois de varias subida
s e descidas até que começamos a ter algum gozo naquilo a ver as caras ds pessoas que se metiam lá dentro e ouviam aquilo!
Um dia mais melancolico...ida ao Ground Zero...realmente afecta a qualquer um que ali vá, parece que ainda se sente o sofrimento de todas as familias que perderam ali pessoas queridas. há pessoas que realmente têm um poder absurdo. (à direita "o vazio")

foram estas as atracções principais, de resto os tais passeios pela cidade, todas as noites iamos para Times Square, e extremos patriotas que são, têm bandeiras dos estados unidos em todo o lado, havia uma rua que deveria ter uma 100 bandeiras, sem exagero, e obviamente o abuso de haver uma bandeira dentro de uma igreja! Assim foi depois de muitos passeios, la tive de voltar para o aeroporto e voltar pra vidinha aqui da terra! valeu, estamos sempre a aprender! Amei! Bela cidade! Apesar de pensar que haveria muito mais confusão, barulho, stress, sei lá...
Espero poder um dia voltar....

o inicio de uma longa viagem....

pois é... aqui começa, e espero que se desenvolvam grandes posts, com grandes fotos ao longo do tempo....minhas viagens. de momento sao pouquinhas,mas nao me posso queixar!
primeiro pela europa, depois um saltinho ás Americas...quem sabe daqui a uns tempos Asia , Africa...e andar por mares já antes navegados!

Até breve ...