Aqui estamos na segunda parte desta excelente experiência em Salvador, já dei a parte negativa, toda a pobreza e miséria, e isto não mostra nada do que realmente se passa lá. A cultura Brasileira, não posso generalizar, Brasil é gigante, mas especificamente em Salvador, bem verdade é que quando nos perguntam o nome, estão sempre á espera que respondamos "Maria, Manel, Zé" é o verdadeiro gozo pra eles, e muitos têm a ideia que o homem é o Manel com bigode e barriga e a mulher é Maria (também com bigode) que têm uma padaria, e uma grande desilusão quando dizemos que realmente as coisas não são assim.
Uma barreira que nunca pensei encontrar ... a LINGUA. Pois é, para eles o Português de Portugal é igual a Alemão, Francês, Israelita, entre muitos outros, e acreditem perguntaram-me se eu era de todas estas e muitas mais nacionalidades, e quando eu respondia "Não, eu sou Portuguesa de Portugal" a melhor reacção que recebi foi "fala sério??? é assim ki si fala o Portugueis??" lindo, por isso tive obrigatóriamente que falar o belo abrasileirado, e bem devagar, mesmo muiiitooo lento, tudo na Bahia é lento, sempre muuuiiittaa calma, senão a reacção seria "oxenti, não tou entendendo".
Falar um pouco mais do Carnaval, Sim, o belo e fantástico carnaval da Bahia, o melhor carnaval do mundo, qual Rio de Janeiro qual quê...Salvador é o melhor, pelo menos é o que muitos Paulistas, Cariocas, Bahianos, Gaúchos, sei lá milhões de pessoas, e claro os 6 PORTUGAS lá no meio do povão todo!!!! fomos um dia para o que dizem dos melhores Camarotes de lá "CAMAROTE DO NANA" o famoso camarote dos grandiosos Chiclete com Banana, que são os idolos de qualquer brasileiro, qualquer brasuca que se preze é "chicleteiro" tou a falar mesmo a sério.
O camarote foi uma verdadeira fortuna, pra irmos para lá tivemos que comprar o famoso Abadá, que é o bilhete para entrar no camarote (sim só no camarote, pois o carnaval de salvador é para todos, não há entrada paga para ninguem, so mesmo para camarotes), e uma blusa, que está nas fotos do primeiro post. o mais giro é que podemos personalizar o abadá, ou seja, podemos fazer mudanças na blusa do jeito que quisermos, nao podemos é tirar os patrocinios, e o camarote, entao vê-se imensa gente com o abadá á sua maneira de formas completamente diferentes!
Agora o camarote, simplesmente lindo, valeu cada centavo o Camarote se localiza no "point" do Carnaval de Salvador, no corredor final do circuito Barra/Ondina, onde a folia atinge seu ponto de maior efervescência.
São dois andares com uma ampla visão para o desfile, além do seu exclusivo acesso à praia. • Shows ao vivo• Restaurantes• Bares• Ambiente decorado.
Aqui está o belo camarote, é mesmo enorme, esta é a parte que está virada para o desfile, e depois tem do outro lado a parte virada para a praia, onde tem música ao vivo etc. Pois o camarote foi sol de pouca dura, pois só durou uma noite, e unica noite em que nos sentimos hi-profile hahahaa, até encontrei um actor brasileiro, não sei o nome dele, mas é um que costuma fazer comédias, que tem um sinal grande na cara, esbarrei-me contra ele, e fiquei feita parva a olhar e a pensar "mas eu conheço esta cara de algum lado.....hhmmm será do Algarve???" depois é que tomei consciência lol. a partir dessa noite foi carnaval com o povão, mesmo lá no meio do povo brasileiro inteiro, ou seja, na famosa pipoca. A quem não está muito a par de como se passa o carnaval em salvador aquilo é assim: temos a avenida, na avenida, aos lados, temos os camarotes, foi está aí a foto, depois temos os trios electricos, onde passam os grupos e cantores, tal como chiclete com banana, Ivete Sangalo, Olodum, Daniela Mercury, Timbalada, entre muitos outros, com o trio, vem também o bloco, que é o pessoal que compra o abadá, pra ir á volta do trio, e estão cercados por umas cordas, e só vai lá dentro quem tem abadá, e acreditem que só tá la mesmo quem tem abadá, vi uns coitados a serem espancados por tentarem dar de penetra. depois fora das cordas está o povão inteiro, que é a pipoca. De uma maneira geral é mais ou menos isto:
é isto mesmo, este número incrivel de pessoas, eu já tive uma pequena ideia de qual era o número mas esqueci-me, mas pronto, dá pra ter uma pequena ideia de como é o carnaval! é realmente a loucura. no carnaval ha também o famoso beijo na boca (bela cultura brasileira) onde o objectivo do carnaval é beijar o maior numero de pessoas. tive sorte de não ter apanhado nada disso, mas vi muita menina a ser agarrada á força e força mesmo, pra beijar na boca! bbbhhhhgggg ! lindo é que ha muita menina contente da vida ao dizer que beijou uns 30 ou 40, e o mesmo com os homens! ma pronto curti o carnaval á minha maneira sem ter beijado na boca. é preciso ter mesmo uito cuidado com o carnaval, nada de carteiras, malas ou o quer que seja! só calção t-shirt e sapatilhas, sim sapatilhas, não aconselho chinelos, pois há o risco de voltarem descalços para casa, é muita gente, muita dança, muito tudo! é lindooooo! mas é preciso saber para onde ir, e onde estar.
Com o carnaval aprendi muita coisa, a própria cultura do brasileiro, e claro comecei a compreender as músicas, e começaram a fazer sentido haha, uma música é de chiclete com banana em que cantam "chiclete sem nana", pois é chiclete sem o belo camarote. :) e várias música que a ivete sangalo e timbalada cantaram "regionágua" acho que nunca me vou esquecer dessa música, pois fala do local onde viviamos "Ondina" , e vários sitios por onde andamos.
Depois do carnaval que muito sinceramente cansou. a sério 7 dias é muito tempo, são 7 dias de festa, 7 dias a dançar, 7 dias a comer mal, 7 dias a não dormir, 7 dias a cantar, bem são 7 dias de loucura. para não falar que foram 7 dias (de carnaval, mais outro 7 depois do carnaval) a viver num T1 eu e mais 5 pessoas, com 2 camas individuais, uma cozinha onde cabiam 2 pessoas no max, uma casa de banho nojenta, e colchões onde dormiamos em que se sentia todas as falhas do chão!!! é bom poder rir disto agora, pois na altura foi complicado, o pessoal odiava-se todo ahaha, parecia o Big Brother, haaha, belos tempos, são recordações que ficam, e que agora ADORO cada um daqueles que não suportei naquela altura ahaha. aqui está a nossa sala de jantar lol, com todo o equipamento necessário para viver bem, pois é não há mesas mas há cadeiras. mas comparando como a maioria dos brasileiros vivem, isto é até um luxo.
mas pronto, continuando com a cultura brasileira, o carnaval é realmente muito importante para eles, mas Bahiano tem carnaval em qualquer altura, mal acabou o carnaval, ouvimos logo falar em micareta, que é um carnaval fora de época, depois da micareta veio o são joão que ao que parece é também um festão, etc. festa o ano inteiro, mal acaba uma, ja tão a pensar na proxima, e claro ha sempre o forró, em qualquer lado em qualquer altura.
Para qualquer pessoa que esteja ligada á capoeira, vai agora ter uma inveja descomunal...ha pois é PELOURINHO, ai o pelourinho, nem sei por onde começar, posso dizer que de Ondina apanha-se o onibus que diz "praça da sé" aiii que saudades, pois apanhava esse onibus todas as terças feiras de manhã pra ir pra uma das escolas...saudades das lembranças, pois na altura eu odiava ir a essa aula. o pelourinho tem uma mistica inimaginavel, capoeira, vida, cultura, povo. sei lá, é muita coisa. bem as fotos do pelourinho ficam para uma terceira parte